Características
O mundo ocidental sempre foi grande influenciador de tendências na década de 40, por exemplo: a economia (pelo imperialismo feito pela europa e crescimento econômico de outros pises menos conhecidos), a tecnologia (sendo um grande foco no momento para a globalização) e a moda (nesse período, a criação de pensamentos e movimentos gerou os diversos estilos da moda que conhecemos como punk, hipster e entre outros) [1].
Com isso, o foco desse post é entender a moda oriental e compreender suas características nos dias de hoje e como se relaciona com os vestimentos ocidentais.
a – Imagem de um desfile de moda oriental com trajes com base orientais e contornos e tecidos mais utilizados no ocidente. Essa composição de características que torna tão rica a moda asiática. Utilizando o contraste da cor preta com um vermelho com tonalidade mais clara, em conjunto com o vestido e seu desing. Sendo uma tendência que o anfitrião do desfile acredita.
b – Imagem de uma modelo utilizando roupas orientais. Esta que está utilizando cores mais vivas e misturadas relacionando com o mosaico e desing do vestido. Além das mangas mais alongadas e largas, sendo bem característico da moda asiática.
c – Imagem de uma modelo oriental apresentando a tendência de roupas e estilo. Nessa imagem em específico, pode-se notar grande semelhança com o ‘padrão’ criado pelo mundo ocidental de roupas, então: uma mulher usando um top vermelho com uma blusa de tonalidade mais escura com seus acessórios (brincos e colares) [3].
d – Imagem de uma modelo oriental utilizando um vestido vermelho com detalhes brancos em si. Um vestido mais longo, sem mangas, com a tonalidade mais clara, podendo ser uma tendência de verão.
e – Imagem de uma modelo oriental, utilizando diversos acessórios e um conjunto de vestimentas para apresentar sua ideia de tendência e estilo. Nesse caso, a utilização de brincos maiores, colares mais chamativos, casaco de couro e uma camisa mais solta, cria um estilo mais sofisticado e elegante, mas podendo ser usado em encontros casuais também. Sendo um estilo mais para a tendência de inverno [2].
f – Imagem de uma modelo oriental apresentando novas tendências. Utilizando a cor branca como base de sua roupa, criando um tom mais fantasioso e mistíco. Mas ao mesmo tempo, algo elegante e não casual.
Logo, pode-se afirmar o porque de a moda asiática estar crescendo bastante nesses últimos anos: a mistura da cultura tradicional da moda oriental com as novas tendências que são criadas no mundo ocidental, geram um novo estilo [4]. Este estilo que está conquistando cada vez mais o armário das pessoas, tanto orientais quanto ocidentais. Além do grande evento que ocorre nos países orientais, os famosos ‘desfiles na rua’, que são modelos que utilizam tendências criadas por eles mesmos ou por outros patrocinadores para desfilar nas ruas e apresentar aquele conjunto de roupas para quaisquer pessoas que estiverem olhando [5].
LICENÇAS (IMAGENS)
(*) - Licença das fotos apresentadas no artigo: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/
REFERENCIAS:
[1] - https://blog.modelle.ind.br/tecidos-e-materiais-moda-fitness/https://www.esquemaimoveis.com.br/noticias/evolucao-moda/
[2] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_moda
[3] - https://emais.estadao.com.br/noticias/moda-e-beleza,o-imperio-da-moda-asiatica,1700408
[4] - https://www.culturajaponesa.com.br/index.php/moda-japonesa/
[5] http://historiadodesign1.blogspot.com/2012/08/contribuicao-da-moda-asiatica.html