Você já chegou a perder uma jaqueta ou uma bolsa apenas por não saber como limpar o couro da maneira certa? Isso é algo muito frustrante, porém, pode ser evitado com algumas dicas.
Diferente de alguns materiais, o couro pode durar uma vida toda. Por isso, ele acaba sendo um ótimo investimento. No entanto, o couro também é um material que exige cuidados de manutenção.
Desse modo, apresentaremos algumas dicas de como limpar couro e manter seus acessórios em couro sempre novos. Vamos lá?
1. Evite componentes químicos
O couro não resiste a alguns componentes químicos, então, nada de limpadores multiuso. Há formas muito mais práticas e simples de limpar couro sem agredi-lo.
Uma delas é passar um algodão ou pano branco úmido em uma solução de 1 para 1 de água e vinagre branco. Tente passar sempre na mesma direção. E não se preocupe, pois essa solução não irá manchar o couro da sua peça.
Para a camurça, passe em movimentos lineares, com a parte amarela de uma esponja nova com um pouco da solução anterior. Isso ajuda tanto na limpeza quanto no cheiro, pois tira todo o cheiro de bolor.
Lembre-se, também, de nunca guardar o seu item de couro quando estiver úmido. Além de jamais o deixá-lo exposto ao sol, pois objetos em couro podem ressecar nessa exposição. A dica é deixá-lo secar na sombra em temperatura ambiente.
2. Deixe o couro hidratado
Após executar a higienização do couro, é indispensável fazer a sua hidratação.
Pois, por serem naturais, os itens de couro acabam necessitando de alguns cuidados particulares. Isso porque, quando o couro é higienizado de maneira inadequada, ele pode ressecar e se descamar da peça.
Tendo isso em mente, hidratar o couro é uma das maneiras mais eficientes para aumentar a durabilidade do item.
Entre as opções para realizar essa hidratação, tem tanto a vaselina, quanto o óleo de amêndoas (de preferência sem cheiro). Escolha um dos dois e aplique através de um pano branco por todo o couro. Aguarde alguns minutinhos e, em seguida, aplique também o pano seco.
3. Guarde bem o seu item de couro
Não adianta fazer tudo isso se na hora de guardar você guarda o acessório de couro da forma errada.
O couro normalmente não vai bem em ambientes muito quentes e com pouca ventilação. Por conta disso, evite guardar os seus itens de couro com plásticos pois pode contribuir no aparecimento dos bolores.
A melhor solução é utilizar TNT para fazer esse papel, uma vez que ele consegue contribuir na ventilação da peça.
Outro erro é dobrar o couro, pois isso irá possibilitar o aparecimento de imperfeições que podem comprometê-lo.
Como limpar couro e deixá-lo sempre bonito
Agora que viu como limpar couro, basta seguir o passo a passo nessa ordem. Afinal, é preciso limpar, hidratar e guardar corretamente para que ele fique sempre como se tivesse saído da loja.
Esperamos ter ajudado um conservar como suas peças de couro. Até mais!