Surgimento
Tendo inicio por volta da década de 40, o movimento e estilo hipster se originou com o jazz [2]. Com o grande público desse movimento sendo jovens entre 15 a 25 anos, o foco estava voltado na música da época, sendo fortemente dominado (nos EUA, por exemplo) o jazz. Com o intuito de imitar, agir e ser semelhante aos artistas negros da época que estavam crescendo e impondo seu modo de viver e ser. Sendo assim, muitos jovens foram influenciados a copiar esse estilo, tanto pessoas brancas como pessoas negras [3]. Mas o movimento hipster, majoritariamente, foi um movimento feito por pessoas brancas imitando esse estilo de vida que estava famoso no EUA, que era vivido por pessoas negras no subúrbio [1].
a – Imagem apresentando diversas pessoas com características do estilo hipster.
Com base nisso, o movimento começou a ganhar mais força e admiração por outras pessoas, chegando a crescer fortemente após a Segunda Guerra Mundial. Aumentando a diversidade de pessoas e estilos ramificados do estilo hipster [4].
b – Imagem de pessoas dançando com roupas que se encaixam no estilo hipster.
Além disso, o movimento, que foi originado pela admiração dos artistas de jazz, começou a se espalhar de diversas formas: em forma de arte, feiras, festivais, encontros e outras formas de mostrar para o mundo uma outra maneira de ver a vida [5].
c – Imagem apresentando o estilo utilizado por artistas do jazz na década dos 40.
E esse mesmo aspecto, começou a influenciar os novos estilos de hipster que estavam sendo criados. Tendo a base no jazz, mas o foco em mostrar a diversidade da arte e da vida. Muitas fotos, quadros e feiras eram realizadas propriamente pelo movimento [6].
d – Imagem apresentando feiras e produtos vendidos nesta. Algo bastante característico da cultura hipster.
e – Imagem apresentando outras formas de utilizar as roupas do estilo hipster.
Por fim, pode-se perceber como a criação de novos estilos na moda geram uma nova forma de ver e viver a nossa sociedade e o mundo. Sempre relacionando o jeito de se vestir com a situação econômica, social e politica da época.
Logo, o movimento hipster foi de grande conhecimento e caminho para a transformação e criação de novos produtos, marcas, maneiras de se expressar e formas de reproduzir sua visão na arte, como as feiras [7].
Ficou com vontade de conferir uma roupa legal? Aqui você confere nossa Camiseta de Manga Curta - AIRUG VI - AFROFUTURISMO. Também temos esse fantástico Anel em Tungstênio banhado à ouro para combinar com tudo! Se ficou querendo uma bolsa ou mochila, confira nossa Mochila Em Couro Legítimo com Rolltop clicando aqui! Aproveite!
LICENÇAS (IMAGENS)
(*) - Licença das fotos apresentadas no artigo: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/
REFERENCIAS:
[1] - https://revistacult.uol.com.br/home/punk-na-moda/#:~:text=A%20m%C3%BAsica%20e%20a%20moda,de%20formata%C3%A7%C3%A3o%20do%20movimento%20punk.&text=Em%201971%2C%20Vivienne%20Westwood%20e,viria%20a%20inspirar%20o%20punk.
[2] - https://www.significadosbr.com.br/hipster
[3] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_moda
[4] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Moda
[5] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Roupa
[6] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipster#:~:text=Hist%C3%B3ria-,Origens%20na%20d%C3%A9cada%20de%201940,f%C3%A3s%20da%20tend%C3%AAncia%20na%20%C3%A9poca.&text=Inicialmente%2C%20hipsters%20eram%2C%20predominantemente%2C,jazz%20negros%20que%20eles%20seguiam
[7] - https://modaparahomens.com.br/o-fim-do-movimento-hipster/