A história da humanidade é algo muito antigo e com diversos fatos e informações nas quais temos teorias e pequenos dados sobre como poderia ter sido, de que forma aconteceu e o que fizeram em tal situação. Seguindo essa linha de raciocínio, podemos pensar no aspecto dos trajes e vestimentos que nossos ancestrais poderiam ter utilizados em suas vidas, para tentar entender de que forma eles enfrentavam os ambientes, dividiam sua sociedade e lutavam por sua sobrevivência.
Sendo assim, começaremos analisando o período paleolítico, no qual pode ser chamado de Idade da Pedra Lascada. Este período foi marcado pela grande ação de utilizar uma terra até seus recursos estarem esgotados e buscar outro lugar para realizar novamente seu esgotamento, ou seja, o Nomadismo.
Assim, os primeiros vestimentos surgiram nessa época, utilizando pele de animais, sendo esta tratada, limpada e curtida pelas mulheres. Utilizavam tendões, tripas secas ou tirinhas de couro como fios de costura e agulhas de ossos.
a - Foto ilustrando o modo de caça dos povos nômades da era paleolítica (*).
Período Neolítico
Em seguida, temos o período neolítico, no qual o Homem começou a parar com o Nomadismo e iniciou uma nova forma de sobrevivência, o Sedentarismo. Com isso, este estilo de vida novo originou diversas ferramentas, vestimentos e entre outros itens novos para os Seres Humanos; gerando culturas diferentes em diversas regiões que se instalavam.
Logo, diversas matérias-primas foram se substituindo, devido a mudança do estilo de vida desses Seres Humanos. Iniciou-se o uso de materiais como: lã e linho. A produção dos novos trajes era basicamente saiotes e diversas peças decoradas com sementes, conchas, franjas e entre outros itens semelhantes.
Além disso, nesse período, ocorreram outras mudanças drasticas no modo de vida e de se organizar como sociedade: inicio do comércio, por troca de sementes por itens ou peças que se desejava na época; uma organização mais complexa e hierarquia se iniciou nesse período; o trabalho começou a ser dividido, tendo cada um da “sociedade” tarefas para se realizar e entre outros. Com isso, podemos perceber semelhanças desses Seres com nosso modo de vida atual.
b - Foto ilustrativa de uma pintura tentando reconstruir o modo de vida da era neolítica (*).
Antiguidade em diante
Sendo assim, as principais fontes a respeito sobre criação de trajes e diversos estilos de vestimentas antigas, está na época de 3.000 a 400 A.C. Pois neste período, contemos informações do estilo de vida, sociedade, vestimentos e entre outros aspectos do modo de vida desses Seres Humanos, através de pinturas, quadros, vasos e esculturas; nos fornecendo ideias de como poderia ter sido o modo de vida deles.
Logo, no Egito, por exemplo, o material mais utilizado para a produção de vestimentos era o algodão, além de lã e linho. Os trajes utlizados nessa época tinha o propósito de diferenciar hierarquicamente as posições sociais das pessoas: distinguindo os nobres dos não nobres. Além disso, no período faraônico, a fibra principalmente utilizada mudou, sendo o linho. O vestuário se consistia basicamente de túnicas e tangas.
c - Foto de uma pintura do antigo Egito do período faraônico (*).
Clique Aqui E Confira Mais Histórias Interessantes Sobre Roupas e Acessórios!
LICENÇAS (IMAGENS)
(*) - Licença das fotos apresentadas no artigo: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/
REFERÊNCIAS
[1] https://www.cpt.com.br/cursos-confeccaoderoupas/artigos/a-historia-do-vestuario-os-costumes-de-cada-epoca
[2] https://www.estudopratico.com.br/periodo-neolitico-caracteristicas/
[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/Neol%C3%ADtico
[4] https://pt.wikipedia.org/wiki/Paleol%C3%ADtico
[5] https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-paleolitico.htm
[6] http://www.bbc.com/earth/story/20160919-the-real-origin-of-clothes